Você já parou para pensar na relação que existe entre seus problemas atuais e a história da sua vida? Já percebeu como as experiências da infância construíram o adulto que você é hoje?
Na Psicologia, temos diferentes teorias e abordagens que orientam a nossa prática clínica. Todas elas consideram relevante o período da infância e suas influências na vida do adulto. A Terapia do Esquema é uma terapia dentro da abordagem Cognitivo-Comportamental que nos ajuda a compreender bastante o efeito da infância na vida adulta de nossos pacientes.
De acordo com a Terapia do Esquema, todo ser humano possui cinco necessidades emocionais fundamentais:
– Vínculos seguros com outros indivíduos;
– Autonomia, competência e sentido de identidade;
– Liberdade de expressão;
– Espontaneidade e lazer;
– Limites realistas e autocontrole.
Apenas olhando essa lista, como você avalia que suas necessidades foram supridas na infância? E na adolescência? E hoje, elas são supridas adequadamente?
Um indivíduo psicologicamente saudável, na perspectiva da Terapia do Esquema, é aquele que consegue satisfazer essas necessidades emocionais fundamentais adequadamente. Para entender um pouco mais sobre isso e sobre que ambientes familiares podem dificultar um desenvolvimento saudável, assista o vídeo introdutória da série “Marcas da Infância”:
Querendo ou não, você carregará para sempre em sua vida os efeitos da sua infância. Isso não significa que você sofrerá para sempre devido a traumas ou algo negativo que sua infância produziu em você. Você pode aprender a lidar de forma saudável, no presente, com a criança que você foi e as feridas que ela sofreu. Esse é um dos grande objetivos e benefícios da Terapia.
Psicóloga, graduada pela UFES (Universidade Federal do Espírito Santo). Mestre em Psicologia pela UFES. Pós-graduada em Psicologia Clínica: Terapia Cognitivo Comportamental, pela UNIARA