A adolescência é um período, em que mudanças significativas acontecem, percebidas tanto no corpo quanto no comportamento. Essas alterações propiciam uma fase bastante desafiadora ao adolescente, que não entende a si próprio, tampouco as decisões impulsivas geradas, e aos pais, que desenvolvem uma sensação de inabilidade e incerteza em como agir.
Em virtude dessa falta de entendimento e dos motivos que geram tais comportamentos, é essencial analisarmos o funcionamento do cérebro do adolescente a fim de buscar fundamentos que nos sirvam de base e auxiliem na melhora da relação entre pais e filhos.
Recentemente, uma revisão integrativa foi realizada por Andrade et al. (2018), abordando o desenvolvimento cerebral do adolescente e as implicações desses achados nas principais psicopatologias, como transtornos do impulso.
O período de desenvolvimento neural significa para o adolescente, tanto uma fase para novas habilidades, quanto um período de instabilidade. Neste último caso, o comportamento mais comum se relaciona à impulsividade cognitiva.
Um dos fatores que nos ajuda a entender a mente do adolescente, é um processo chamado de mielinização, que faz parte do processo de desenvolvimento cerebral e só se finaliza depois dos 20 anos. A mielina é uma substância que faz os impulsos nervosos andarem mais rápido pelos neurônios. Isso ocorre principalmente no córtex pré-frontal que é a área no cérebro responsável pelo controle dos impulsos e avaliação de riscos.
Com isso, fica mais claro compreender, a razão pela qual os adolescentes são mais impulsivos e com menor habilidade de prever as consequências dos atos. Seus cérebros simplesmente não possuem a capacidade cognitiva para tal proeza.
Nesse sentido, é fundamental que os pais sejam o “cérebro auxiliar” dos filhos nesse período, no intuito de ajudá-los a avaliarem os prós e contras, ponderarem riscos, mantendo uma comunicação aberta, utilizando o “não” em momentos oportunos. É necessário explicar ao adolescente o funcionamento do seu próprio cérebro, suas debilidades e potencialidades a fim de terem maior entendimento e aceitação nesse período de suas vidas.
Juliana Ludwig Mendonça Fernandes – Psicóloga – CRP 07/33074
Psicóloga graduada pela Universidade Ritter dos Reis – UNIRITTER. Formação em andamento em Terapia Cognitivo Comportamental. Atua com psicoterapia online de adolescentes e adultos.